A importância do ENEM

colegio opcao-profissao-calouro-enem

Caro vestibulando:

Este ano o ENEM será realizado nos dias 5 e 6 de novembro. As inscrições acontecem entre 9 e 20 de maio. Além da sua grande importância para o ingresso nas universidades públicas, o ENEM também tem papel fundamental para os estudantes que desejam as instituições de ensino particulares. Confira abaixo o recado do nosso coordenador Rene Mansueli e não deixe de fazer sua inscrição!

“Por que fazer o ENEM?

Ser aluno de terceiro ano é um duplo compromisso: findar o Ensino Médio e concluir uma importante etapa da vida escolar e, por outro lado, construir o caminho para os próximos anos de estudo através do espinhoso processo seletivo das universidades brasileiras. E, embora os vestibulares ainda existam, estão cada vez mais próximos da extinção, restringindo-se ainda a algumas poucas universidades estaduais.

A glamorosa aprovação no vestibular, então, cedeu espaço para o leilão de vagas. Uma nota atribuída pelo ENEM é a condição única para disputar uma das 228 mil vagas em 131 instituições de ensino superior público.

Ou seja: não há outra forma de acesso à grande maioria das universidades públicas, sobretudo nas federais, senão pela nota do ENEM – o que, por si só, minimiza significativamente as possibilidades de um aluno não realizar o exame. Mas, e se eu não me interesso por universidades públicas? Vou fazer ENEM pra que?

A matrícula e a consequente manutenção do aluno em um curso universitário particular estão condicionadas ao pagamento das mensalidades. A impossibilidade de honrar esse compromisso e, ainda assim manter-se aluno, encontra amparo nos Programas Governamentais destinados ao acesso à Universidade Particular – ProUni e Fies. Para poder fazer uso dos mesmos, no entanto, somente para alunos que realizaram o ENEM e não zeraram na redação e alcançaram, no mínimo, 450 pontos nas questões objetivas para o FIES e, além destes critérios, no ProUni, atender à condição socioeconômica estabelecida pelo próprio programa.

Se você ainda tem dúvida sobre a importância do ENEM para o seu futuro educacional, atente-se aos projetos destinados aos universitários, sejam de instituições públicas ou privadas. Dentre estes, destaque para o “Ciência Sem Fronteiras”. Neste programa, o aluno contemplado tem direito a um ano de estudo no exterior, com suas despesas pagas, uma bolsa de auxilio, a vaga universitária do país de origem e do país de destino garantidas, além de uma viagem de ida e volta durante o período. Sem ENEM, e com bom resultado, o aluno não tem direito ao Programa.

Desta forma, caro aluno, o ENEM abre ou fecha as portas de seu futuro acadêmico!”