Seja um radar e surpreenda na redação!

 

colegio opcao-profissao-calouro Post4-vestibular redacao

Sem dúvida alguma, a redação é o fator diferencial para o seu desempenho no ENEM. Por pontuar o candidato em até 1000 pontos, assume o papel fundamental de desequilibrar a acirrada competitividade entre os participantes. Duas ou três questões objetivas podem ser compensadas pelos acertos em outra área do conhecimento. Mas como fazer para tirar uma diferença e 200 pontos na redação do meu concorrente? A redação tem o poder de triplicar o seu resultado de ENEM para o SISU, fazendo-se valer dos pesos atribuídos a cada área do conhecimento de acordo com a suas opções de curso, faculdade e período.

E, como de fato, posso ser preciso na construção de meu texto no ENEM? Vários são os critérios: organização, clareza, coesão, adequação gramatical, argumentação, estrutura e linguagem. Todos, na somatória de um texto dissertativo, se condensam em uma leitura agradável. No entanto, é a argumentação que impacta diretamente no resultado de um texto seguro, coeso e bem articulado.

Argumentar é a capacidade de defender um ponto de vista, elaborando uma boa base discursiva sobre um determinado ponto de vista, sem escorregar para as extremidades de posicionamento, respeitando os limites entre a coerência e a agressividade. Isso somente é possível se nos conectarmos com o mundo que nos cerca de modo receptivo, adentrando às diversas formas de compreensão de um determinado fenômeno ou acontecimento, nos colocando frente a frente com as possibilidades de interpretação e questionamentos.

Para tanto, assista aos Jornais, leia revistas e mantenha-se atualizado. Depois disso, reflita e tire uma conclusão pessoal. Por último, critique suas próprias convicções, pois, se as bases de suas ideias não forem sólidas, seus argumentos também não serão.

Sugestões: atualize-se quanto ao cenário político, à migração, ao Mercosul, ao terrorismo e aos Jogos Olímpicos.

Rene Mansueli, coordenador pedagógico