SIMULADO ENEM 2016 – Aproximando a realidade

colegio opcao-profissao-calouro simulado enem 2016

Caro Estudante

As inscrições do ENEM 2016 estão abertas, até o próximo dia 20 de maio. Muitas expectativas, desejos, sonhos e angústias acompanham o processo de inscrição de cada um dos esperados 8 milhões de candidatos para essa edição do exame.

Faltam ainda 6 meses para que o final de semana de 5 e 6 de novembro se apresente à nossa frente. E, podem ser fundamentais para os próximos 5 ou 6 anos de estudo. Faz-se necessário estar preparado de duas formas para realizar um bom exame:

1 – A primeira diz respeito ao conteúdo escolar e consequente aprendizado do candidato durante a sua formação. O ENEM não é capaz de cobrar todo o conteúdo pedagógico exigido no ensino médio, mas considerável parte das matérias é cobrada direta ou indiretamente. Portanto, se você não estiver apto a responder cerca de 70% do conteúdo do exame, preocupe-se em retomar o processo de aprendizagem dos conteúdos anteriores e revisar aqueles que não foram efetivamente aprendidos.

2 – Outra necessidade do candidato é estar apto estruturalmente para a prova. Estrutura essa alicerçada no equilíbrio emocional, corporal e resiliência. Conhecer o exame em seus detalhes, como o horário de almoçar, de sair de casa, conhecer a escola em que se realiza as provas, a sequencia de componentes curriculares cobrada, a estratégia de provas, a resistência pessoal para a maratona de questões, a arquitetura da redação, a passagem para o gabarito…..tudo se completa no resultado final do candidato.

Simular o ENEM é ir além do conteúdo: é a possibilidade de se antecipar às situações reais que serão impostas no exame oficial, de forma a promover a reflexão e adequação do candidato às demandas pedagógicas e estruturais do ENEM e às próprias capacidades pessoais.

Os alunos da 3ª. série do Colégio Opção farão um simulado nos dias 21 e 22 de maio, com a estrutura e logística efetivas do edital do ENEM 2016. Desta forma, estarão se preparando de modo integral e se aproximando da realização das expectativas pessoais e de seus sonhos.

Um grande abraço.

Coordenador do Colégio Opção