Simulados para o vestibular

Com a aproximação das provas de vestibular, o simulado tem um importante papel para os alunos do 3º ano. É por meio deles que os alunos se familiarizam com as rotinas e exigências de cada instituição de ensino, além de sentirem como estão os resultados de seus estudos preparatórios.

O coordenador Rene Mansueli, que aplicou no último fim de semana o simulado da Unesp aos alunos do 3º ano do Colégio Opção, fala um pouco sobre a importância desse momento.

“O simulado na Unesp tem algumas características únicas, assim como outros. O conteúdo da prova, a forma da avaliação, o que pode levar, o horário, entre outros, varia de acordo com cada instituição. Com os simulados os alunos se preparam para que no dia da prova não precisem passar por essa situação pela primeira vez. Os ganhos são diversos, independente de qual simulado façam e para qual vestibular.

Alguns dos objetivos envolvem antecipar uma situação, reconhecer a qualidade de cada uma das provas, o teor exigido e, principalmente, se avaliarem nesse momento, quanto ao estudo e a estarem aptos para alcançar aquilo que desejam no final do ano.

Especificamente para o simulado da Unesp, os alunos se inscreveram no padrão da universidade, com a nota de corte do ano anterior para cada curso e por campus.

O resultado dará ao aluno a nota de corte, para ele saber se passaria para a segunda fase ou não, e então ele compara com a cidade que escolheu. Se a nota estiver acima é só continuar com o ritmo de estudos, e se não estiver o aluno sabe que precisa ampliar a rotina e o hábito de estudar ou até mesmo verificar que a escolha do campus pode não ser a mais adequada, uma vez que a nota de corte de outro campus poderia possibilitar que ele passasse para a segunda fase” – Coordenador Rene Mansueli.